quarta-feira, 30 de maio de 2012

Jogos

O jogo do berlinde


O que é necessário para jogar?

- Podem participar vários jogadores.
- Cada jogador deve possuir, no mínimo, um berlinde (de vidro ou de metal).
- Para jogar é necessário um espaço plano de areia ou terra batida no qual se fazem três covas em linha, afastadas entre si cerca de 50 cm. É também possível transformar um tapete ou uma alcatifa que já não tem uso num bom campo de jogo. Neste caso sugere-se que se desenhem as covas (a giz, por exemplo)


Como jogar?

Cada jogador lança o seu berlinde para a cova mais afastada, posicionando-se na "primeira". O jogador que conseguir fazer o seu berlinde entrar na cova ou ficar mais perto dela dá início ao jogo, determinando assim a ordem dos jogadores (se forem mais de dois).
Cada jogador tentará colocar o berlinde sucessivamente em cada uma das três covas, lançando-o com os dedos, tendo direito a avançar um palmo para dar "impulso". Quando o jogador consegue fazer o seu berlinde chegar à ultima cova (a "primeira") faz o percurso no sentido oposto e lança-o a seguir para a cova do meio, para ganhar o direito a "matar". Ao concluir o percurso, o jogador ganha o direito a atingir o berlinde dos outros jogadores, para poder vencer o jogo.
Para facilitar o percurso, o jogador pode acertar nos berlindes dos adversários, ganhando com isso o direito à cova que, nessa jogada, pretende alcançar.
Se, por acidente, o berlinde do adversário for cair numa cova, terá de ser retirado com três lançamentos contra o mesmo. Se o lançador falhar, perde a vez e o berlinde do adversário ganha a posição daquela cova. A vez passa para o jogador seguinte.


Quem ganha?

Ganha o jogador que, após completar o percurso (ganhando o direito a "matar"), acertar (“mata”) no(s) berlinde(s) de outro(s) jogador(es) em primeiro lugar.





Corrida de sacos
Nº de jogadores: Vários

Material: Sacos de serapilheira ou plástico grosso em número igual ao número de participantes

Como se joga: Estabelece-se o percurso no chão com uma linha de partida e uma de chegada. Todos os concorrentes colocam-se atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada um entra para dentro do saco, segurando-o com ambas com as mãos e deslocam-se em direcção á meta. Ganha quem chegar primeiro.
Ó Mamã, dá licença?

Jogam seis ou mais crianças, num espaço que tenha parede ou muro, embora estes possam ser substituídos por um risco no solo. As crianças dispõem-se sobre um risco, umas ao lado das outras. Uma, a mãe, fica colocada de frente para as outras crianças, a uma distância de dez ou mais metros. A mãe fica de costas para a parede ou muro.
Uma criança de cada vez vai perguntando à mãe:- “A mamã dá licença?”- “Dou”. - “Quantos passos me dás?”- “Cinco à bebé.”- ”Mas dá mesmo?”- ”Sim.”
Então a criança avança, dando cinco passos muito pequeninos, pois neste exemplo, dá passos “à bebé”. Em seguida, pergunta outra criança e assim sucessivamente. Ganha o primeiro a chegar ao pé da mãe, tomando o seu lugar e recomeçando o jogo. De referir que, após a ordem dada pela mãe, a outra criança deve confirmá-la antes de a executar (“Mas dá mesmo?”), sob pena de regressar ao ponto de início.
As respostas da mãe (ordens), podem ser muito variadas: passos à gigante (grandes), à caranguejo (para trás), à cavalinho (saltitantes), à tesoura (abertura lateral dos membros inferiores), etc.
O gato e rato
Nº de jogadores: Pelo menos seis
Como se joga: Os jogadores fazem uma roda de mãos dadas . Dois jogadores Ficam de fora da roda: um é o gato e o outro é o rato. Dos alunos da roda, um será a porta e outro será o relógio.
O Jogo do Telefone Estragado
Descrição do jogo:
Formar uma roda com as crianças. Escolher uma palavra (ou frase) e dizer ao ouvido da pessoa que está ao lado, mas baixinho para mais ninguém ouvir. Assim, a palavra passa de ouvido em ouvido até à última pessoa na roda. Esta terá que dizer a palavra que recebeu em voz alta. Será que a palavra final é igual à original? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário